quarta-feira, 30 de abril de 2008

APROVEITANDO A NOSTALGIA...

Algumas vezes eu senti uma breve onda de tristeza e anseio, nos sinais que o meu estômago dá, como sendo um episódio nostálgico. Algo que vai e vem, numa viagem, um punhado de neurônios conectados e, de repente eu vou ser transportada de volta no tempo, numa sensação de fração de segundo.

APROVEITANDO A NOSTALGIA...

Nostalgia pode ser desencadeada por todos os sentidos. Às vezes, é um cheiro flutuando no ar (como o mesmo perfume usado pelo cara mais gato do quarto ano da faculdade). Às vezes, é uma canção ( "Tutim" por EthniX sempre me coloca de volta a Tel-Aviv, em um dia quente de junho, os verões na Hof HaMaravi, sexta-feira, todos dançando na praia esperando o por do sol). Ou um sabor pode fazê-lo ("frumelo", os caramelos mais baratos da cantina do colégio). Até mesmo um toque (suavidade de qualquer barriga de bebê pode me levar de volta para a maravilha de ser uma nova mamãe).

Tal como quem assiste um bom show ou filme durante um longo tempo, e muitas vêzes, você desenvolve uma ligação emocional com os personagens.

O que tudo isto tem a ver com marketing? Marqueteiros têm sido usados como uma forma de nostalgia, lançando seus produtos durante o tempo em que as pessoas estejam falando sobre "os bons velhos tempos". Fazer coisas como moda e música e manter os próximos ciclos, alimentando gerações a comprar as coisas que amava para os seus próprios filhos.

O novo Fusca é bem sucedido precisamente por causa da nostalgia do antigo. Comidas, automóveis, refrigerantes, e os serviços financeiros são temas de rock dos anos 70. Emoções impressas durante a infância e a adolescência são especialmente poderosas, por associar os nossos produtos com essas memórias nostálgicas, podemos piggyback sobre eles.

Primeiro você precisa saber quem é o seu público-alvo - 20 anos de idade será nostálgico sobre coisas muito diferentes do que 40 anos de idade, regionais, de etnia, classe social e diferenças possam existir também.

Foco sobre os sentidos, porque são as chaves para essas escutas em emoções nostálgicas. Como ligar o seu produto com essa nostalgia? Dependendo dos sentidos que estão envolvidos, pode ter de ser criativo. Você pode usar música, celebridades (se eles costumavam ser quentes, mas não foram por um tempo, você pode até ter chance de ter a sua participação), nomeadamente estilos gráficos ou fontes, roupas e penteados, alimentos ou brindes perfumados, desempenhar a velha catchphrases, ou outras abordagens. Neste caso, tem que se ter cuidado, quando você está brincando com coisas que para as pessoas são importantes aos seus corações.

Agora, se você me desculpa, eu vou assistir ao DVD da série Star Trek que comprei para minha filha. Yeah, yeah, né ... para minha filha.

4 comentários:

Anônimo disse...

Querida Lilian, a cada leitura do seu novo texto o prazer se multiplica. Aproveitei literalmente a nostalgia e lembrei da nossa infância e da linda amizade que une as nossas mães.
Parabéns mais uma vez pelo seu trabalho! Ficamos todos ansiosos e curiosos sobre o próximo tema.

Unknown disse...

Querida Lilian, nostalgia tenho de sobra Lendo seu trabalho desse tema lembrei de momentos mágicos acontecidos e que estavam adormecidos Que alegria poder relembrá-los
Abraços Shirley

Anônimo disse...

Olá Lilian, aqui estou eu tentando enviar meu comentário mais uma vez , já que os anteriores não chegaram Ainda não estou familiarizada com essas modernidades....
Nostalgia tenho de sobra. Lendo seu artigo Relembrei de momentos que estavam adormecidos Como foi bom reviver em sonhos acontecimentos tão marcantes e
Um grande abraço tenenbaumshirley

Anônimo disse...

Isso é verdade, principalmente os comerciais que usam esta tática, nos remetem a boas lembranças, só que vejo que a criatividade está tão fraca, que sinceramente os anuncios estão fracos, não emocionam mais, são poucos.