domingo, 4 de maio de 2008

A MÚSICA DO MARKETING!!!

Blogar é uma interessante combinação de solidão e comunidade. Me sento aqui comigo mesma, com meu blogger uniforme (pijama) e escrevo as minhas reflexões. Mas logo que se encontram postadas, os leitores fazem seus comentários, enviam para seus amigos, para postarem as suas próprias respostas em seus blogs, e eu faço o mesmo para outros blogueiros. Fazer parte de uma comunidade (embora virtual, ainda é feita de pessoas reais) ajuda a manter o ato de blogar não ser solitário e sim um aprendizado que me ajuda a manter e melhorar o que eu faço.

A MÚSICA DO MARKETING!!!

Tudo isto é prefácio para relatar um fato de alguns anos atrás quando fui a um impressionante concerto da Filarmônica em Israel no Teatro Habbima, em Tel-Aviv. Cada peça foi perfeita, e eu ainda tenho na mente Tchaikovsky's Romeu e Julieta Overture.

E, como eu sentei aqui com as recordações das belíssimas músicas me enchendo o coração, comecei a pensar em como eu poderia traduzir essa a experiência em marketing, para este blog. Talvez este seja um dos 7 sinais de dependência de blog . De qualquer maneira, embora me lembrando e me transportando, todos os músicos se reuniram em mim como uma excelente metáfora para o modo de executar um programa eficaz de comercialização.
  • Nada acontece sem um plano. A música define exatamente o que vai acontecer quando a peça é tocada. Todo músico sabe qual é o seu papel, quando chega a sua parte, bem como a forma de realizá-la. Por isso, também precisamos de uma estratégia de marketing e um plano de trabalho para o modo de executá-la.
  • Alguém tem de assumir a liderança. O condutor vê a grande perspectiva, o modo como tudo se encaixa em conjunto. Ele faz algum movimento e solicita as partes da orquestra quando é sua vez de brilhar. Ele também dá feedback imediato, ajustando volume e o tempo quando necessário. Do mesmo modo, uma comercialização eficaz, precisa de um gerente de programa. Para supervisionar e fazer as adaptações necessárias ao longo do caminho.
  • Todo mundo tem um papel importante a desempenhar. Desde o primeiro violino para o cara que toca o triângulo, cada músico acrescenta única voz ao o seu desempenho. Todo mundo não está tocando a mesma nota, ao mesmo tempo, mas a melodia, harmonia, contrapontos e percussão se reúnem para criar um som incrível. Em um programa de marketing, nós temos muitos diferentes participantes e de diferentes maneiras, incluindo o nosso pessoal, financiadoras, organizações parceiras, o público-alvo, audiências secundárias que nos influenciam, os meios de comunicação, advogados, etc. Cada um deles faz uma contribuição que acrescenta na a eficácia da campanha.
  • Você precisa conhecer seu público-alvo. O diretor musical de uma orquestra tem de ter uma boa idéia dos tipos de compositores e peças que mais gosta o seu público, e garante que os programas para cada concerto os inclui. Se ele não perceber o tipo de música a que platéia quer ouvir, a orquestra que vai começar a perder clientes. Também precisamos de compreender nossa audiência a fim de que os produtos que oferecemos sejam os que eles realmente querem.
  • A audiência irá lhe dizer como você está fazendo. Para a orquestra, aplausos são feedback imediato de que eles estão fazendo o seu trabalho direito e entregando o que o público quer. No concerto naquela noite, a Israel Phil recebeu uma ovação de pé após cada peça. Feedback de nossas audiências (que você está solicitando feedback, né?) reforça o que estamos fazendo, para que possamos ir além ou nos diz que estamos errando algumas notas e precisamos voltar para o caminho certo.

Um dado interessante, na volta do teatro, um banco de nevoeiro espesso apareceu e se espalhou como que saido de uma máquina. Isso durou até que entrei em Ramat Aviv, quando o muro de nevoeiro desapareceu e nos deixou com as estrelas como se nunca tivesse acontecido.

Uma ótima semana para todos!

Nenhum comentário: