segunda-feira, 26 de maio de 2008

Um Marketing Social Estratégico e uma Mudança Social…

Marketing social: algo super-novo, boca-a-boca, redes sociais, blogs, bens de consumo gerados em meios de comunicação social, né?

Não, Errado!

Um Marketing Social Estratégico e uma Mudança Social…

Se você dirige uma organização sem fins lucrativos, uma agência governamental, ou outras organizações trabalhando para a saúde ou mudança social, sabe que o marketing é
essencial na sua missão. Para muitos diretores de ONGs, marketing equivale a angariação e a nada mais. Mas a sua organização existe para mais do que apenas angariar doações. Ao usar métodos de marketing social, você pode aumentar a eficácia dos programas e atividades, que são a razão de sua organização existir - fazer a diferença!

Marketing social utiliza os mesmos instrumentos e técnicas de marketing comercial, mas o seu objetivo é o de trazer saúde e de mudança social positiva. Em vez de se concentrar nas vendas ou em levantar fundos como o resultado final, marketing social é mudar comportamento. Você quis aumentar o número de pessoas se informando sobre câncer de próstata? Mais pessoas já colocam latas e garrafas plásticas no compartimento certo para reciclagem de lixo? Os jovens estão mais ativos e suscetíveis a se exercitar regularmente?

A área de marketing social existe desde a década de 70, usada para resolver problemas em todo o mundo, incluindo o planejamento familiar, HIV / AIDS, obesidade, poluição, descoberta do câncer de mama, colesterol, a prevenção do tabagismo, participação cívica e muito mais.

Quando marqueteiros desenvolvem um programa estratégico social, eles têm de considerar os mesmos elementos do marketing mix comercial. No entanto, o marketing mix social tem de ser ligeiramente ajustados para ter em conta o carácter único dos tipos de produtos e ambientes em que trabalham. O que faz o marketing social parecido com mix do uso comercial?

1. Produto - O produto do marketing social não é normalmente um item tangível, muito embora possa ser (por exemplo, preservativos). Geralmente, marketing social tenta vender um determinado comportamento, são coisas que as pessoas não querem fazer - especialmente comer mais fibras, conservar água, fazer exercício, fazer uma colonoscopia ou mamografia. Para abordar esta questão, utiliza-se os mesmos instrumentos eficazes como: comerciais para promover a venda de um produto com base em benefícios à população-alvo, ou mostrar valores fundamentais de como usar o produto os ajuda a se tornar a pessoa que quer ser.

2. Preço - Embora adotar o produto possa ter um custo monetário, existem considerações mais importantes como os custos sociais e emocionais. Eles podem incluir o fator aborrecimento de executar o comportamento, a hora, constrangimento, privação de algo, o medo de encontrar um problema médico, social ou desaprovação. A questão aqui é estratégica, para descobrir como reduzir o preço, tanto quanto possível, e torná-lo fácil e livre de stress para desempenhar o comportamento.

3. Lugar - Como tornar o produto disponível? Em outras palavras, como e onde as pessoas podem desempenhar o comportamento desejado? O conceito de abertura é relevante aqui, apenas como uma lente da câmera que abre e fecha muito rapidamente para permitir a entrada da luz quando se tira uma foto. Você tem apenas uma pequena janela de oportunidades para o público-alvo receber as suas mensagens e através delas poderem agir.

4. Promoção - Abordagens promocionais de marketing sociais não diferem muito das que são usadas pelo marketing comercial. Porém devem ter uma abordagem muito criativa para promover os seus produtos para estas difíceis populações, tais como os que estão sem abrigo, os imigrantes ilegais, toxicodependentes, ou profissionais do sexo. E, devido à inerente desafios enfrentados pelos programas sociais no mercado, tenho mais quatro pontos acrescentados para o marketing mix social

5. Publico - Para ser mais eficaz na planificação e gestão de uma campanha de marketing social, você deve ter em conta a totalidade das pessoas que podem afetar o sucesso do programa. Isto inclui o público externo - o público-alvo, os grupos que influenciam o público-alvo, os responsáveis políticos, os meios de comunicação social, e outras pessoas fora e dentro da organização.

6. Parceria - Muitas questões marketing social são tão grandes, que uma organização não pode resolvê-las sozinho. Os parceiros em potencial incluem outras ONGs, agências governamentais e empresas, que têm um ou mais dos seguintes atributos: metas semelhantes às suas, acesso ao público-alvo, credibilidade com o público-alvo, e recursos que preencheram as lacunas em sua organização.

7. Política - Organizacional ou políticas governamentais podem funcionar como um catalisador para a mudança social em grande escala. Quando as políticas são colocadas em local que proporcionam um ambiente de apoio a um determinado comportamento, as pessoas tem muito mais probabilidade de mudança. Por exemplo, políticas anti-fumo no trabalho, tornar mais fácil para os fumantes pararem de fumar, eliminando os fumódromos e o contato direto com outros fumantes.

Ao usar sua estratégia para planejar o marketing social, você pode ir além de campanhas de doações para fundos, usando o marketing para causar um significativo impacto na vida das pessoas, a sua organização existe para servir.

Boa semana!

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