quarta-feira, 16 de abril de 2008

MARKETING PARA INTROVERTIDOS!

Lendo um post no blog Business4us sobre networking para introvertidos, tive um grande flash de reconhecimento com o primeiro parágrafo:

" Tenho um problema. Eu sou uma introvertida. Eu não sou tímida. Não tenho medo de estar em público. Mas estou horrível no chit-chat e gossip."

MARKETING PARA INTROVERTIDOS

That's me! Eu gosto de conhecer novas pessoas e passar o tempo com os amigos, mas as minúcias da socialização não vem naturalmente para mim. Se você é um extrovertido, você provavelmente vai pensar, "Qual é o seu problema? Você simplesmente conversa. Sobre nada. É fácil."

Eu descobri que introvertidos e extrovertidos tem uma coisa de Marte-Vênus acontecendo. É difícil para um extrovertido entrar na mente de um introvertido. Isto me fez pensar se empresários têm conciência da necessidade de uma abordagem diferente, para ser mais eficaz na venda para introvertidos, que representam 25-40% da população em geral. Esse percentual é grande o suficiente para se pensar sobre o tema, tendo em conta seu negócio, mesmo que você não esteja tentando atingir especificamente engenheiros, escritores, pesquisadores, advogados, programadores, ou fãs de Star Trek - de todos, os que estão mais suscetíveis a serem introvertidos.

Aqui estão algumas dicas para a comercialização de produtos e serviços para introvertidos (ou apenas como lidar, eficazmente, com o meu povo):

  • Use e-business, fóruns e outros métodos de comunicação assíncronos online que permitam a um introvertido ter tempo para pensar sobre o que dizer, em seguida, escrever e editar uma resposta pensada.
  • Estar ciente quando estiver realizando uma pesquisa, de coisas como os grupos alvo ou entrevistas, que introvertidos gostam de pensar cuidadosamente sobre o que eles vão dizer antes que a resposta saia das suas bocas. Se você não lhes der tempo suficiente para pensar na resposta, você vai deixar escapar os seus insights. Use a regra de um mínimo de cinco segundos de silêncio depois uma pergunta ou entre outras perguntas, para o povo introvertido ter uma chance de responder antes de prosseguir.
  • Não esperem de imediato uma compra ou mudança para ser feita, uma vez que você tenha definido o seu caso. Introvertidos precisam de tempo para processar a informação antes de tomar uma decisão, e irá esperar até ter certeza, antes de deixar que você a conheça. Não nos pressione ou nos coloque contra a parede.
  • Constatam que introvertidos podem ter alguns amigos próximos, mas não necessariamente uma extensa rede social. Podemos não nos sentir confortáveis recomendando seu produto para outras pessoas que não conhecemos bem, mas ficaremos muito felizes de ter alguma coisa para falar com os nossos melhores amigos. Você não verá muitos introvertidos com milhares de "amigos" no Orkut.
  • Introvertidos odeiam conversas sem sentido claro. Nós dizemos o que queremos dizer e queremos dizer o que dizemos. E não podemos tornar a dizê-lo. E isso significa que você também deve chegar ao ponto, o mais rapidamente possível.
  • Nós adoramos ler, por isso, nos dê informações escritas para que possamos olhar e voltar a pensar.
  • Introvertidos podem não lhe dizer o que estão pensando. Nossos pensamentos são intimidades, privados e não compartilhados facilmente. Não presuma que concordamos com você só porque estamos tranquilos. Mas se você nos dá uma oportunidade de lhe dar feedback assíncrono uma vez que tenhamos a chance de pensar sobre as coisas, podemos oferecer muitos lotes de pensamentos e comentários.
  • Introvertidos são fantásticos em interação um-por-um. Se uma grande quantidade de pessoas está falando, podemos não ser capazes de obter a palavra, ou talvez sintamos que o que temos a dizer não basta para adicionar novo ou interessante conteúdo para a conversa, e não vale o esforço de se manifestar . Não gostamos de interromper outros que estão falando, e nós não gostamos de ser interrompidos.
  • Nós gostamos de operar independentemente, e não como parte de uma equipe. Não nos force a interagir ou competir com os outros, a fim de participar no seu programa.
  • Introvertidos preferem lidar com as pessoas que já têm um relacionamento. Nos leva um tempo para conhecer e deixar você nos conhecer. A internet é uma excelente forma de um introvertido a se familiarizar com você e se sentir confortável interagindo.
  • Se você tem um produto e deseja que um introvertido experimente, ele ficará fora e irá fazer tudo sozinho, em vez de na frente de alguém. Vamos querer explorar e errar com o produto sobre a nossa própria ótica antes, e não com alguém nos assistindo .
  • Aprendemos melhor, fiscalizando e mentalmente ensaiando. Forneça o manual e a lista das habilidades que precisamos para desenvolver para sermos bem sucedidos.
  • Respeite a nossa necessidade de privacidade e espaço pessoal. Dê-nos a opção de auto-identificação com seu grupo ou programa - nós podemos não querer revelar a nossa participação.
  • Pelo fato de Introvertidos estarem mais motivados internamente, não sucumbem facilmente à pressão dos pares ou a seguir as tendências. O fato de que todo mundo está fazendo algo não necessariamente nos faz querer fazê-lo.

Espero que eu não tenha me alongado muito, e também, de não ter feito muitas generalizações a partir da minha própria experiência, assumindo que a maioria dos introvertidos sentem da mesma maneira. Se você é um introvertido, nos informe se essas dicas são verdadeiras para você.

A maioria dos comerciantes e vendedores são pessoas extrovertidas. Não esqueçam de nós, introvertidos, e vocês serão muito mais bem sucedidos!

Feliz Pessach, HAG SAMEACH, aos meus leitores judeus! O seder é na noite do dia 19 de Abril.

Bem-vindos ao meu blog milhares de visitantes e colegas introvertidos e extrovertidos!

Obrigado!

4 comentários:

Sonia disse...

Lendo seu post sobre marketing para introvertidos, ocorreu-me provocar uma abordagem inversa, ou seja, "introvertidos fazem marketing".

Não sou exatamente uma mulher de negócios, passo longe disso. Mas já que se falou em psicologia de consumo, ocorreu-me uma súbita questão: as pessoas introvertidas, por terem conceitos próprios e fechados acerca de escolhas, limites e tempo, poderiam expressar um perfil mais conservador, menos suscetível à influência do mercado e mais fiel a seus produtos de eleição? É comum ouvirmos alguém dizer que seu produto preferido saiu de linha e lhe resta reiventar suas escolhas, suas marcas, com notável prejuízo da confiança no novo produto, no fabricante ou fornecedor.

Pergunto, o mercado deveria privilegiar esse segmento, com a manutenção a longo prazo, de determinada linha, paralelamente à mudança de suas estratégias, ainda que isso represente uma possível perda econômico-financeira? Ou seja, é importante privilegiar os introvertidos, fieis consumidores, não afeitos a novas e frequentes experiências, em detrimento de mudanças de foco? Sabemos que o avanço tecnológico praticamente impõe novas regras de produção e marketing. Mas os introvertidos, por suas características conservadoras, não seriam a "comissão de frente" que eterniza a marca e o produto, divulga, pela confiança e fidelidade, suas qualidades confirmadas ao longo do tempo, posicionando-se, como propagandistas inconscientes?

Não sei se fui suficientemente clara e se é uma colocação pertinente. Veja vc aí, que é mulher de negócios. Não o sou, mas estou gostando de refletir sobre os posts.

Sonia, gostando do blog e pretendendo voltar

Anônimo disse...

Querida Lilian, gostei muito da definição do introvertido que você escreveu no seu blog e das dicas também
Obrigada por me incluir na sua lista de leitores
Sucesso e parabéns
Com carinho,
Shirley Tenenbaum

Anônimo disse...

Lilian,

Parabéns pelo seu Blog!....Muito Legal!

bye

Renato

Helengreat disse...

Lilian, muito bom o texto e muito claro.
Estas matérias são muito interessantes, atingem o alvo com uma abordagem amena e valorizada. Parabéns, continue e não pare.