domingo, 7 de junho de 2009

Tradição!

Shabat, à mesa, comendo os mesmos alimentos que consumimos todas as semanas (não estou me queixando!), com as mesmas pessoas maravilhosas, me fez pensar no poder da tradição.

Tradição!

Como alguém que guarda e observa quase todos, com detalhes, feriados e festas judaicas, acreditem em mim - eu conheço tradição.

O que sobre tradição que é tão importante para as pessoas? Porque todos nós temos de comer as mesmas comidas, ao mesmo tempo?

Acho que tradição é especialmente importante para nós porque, enquanto tantas coisas mudam constantemente em nossas vidas, ela permanece a mesma e nos mantêm ligados ao passado, às nossas raízes, à nossa família, à nossa origem. É confortante experimentar dos mesmos gostos, cheiros, sons e paisagens que estão ligados a emoções positivas e sentimentos de felicidade e amor (embora, infelizmente, isso não é válido para todos). Crianças, especialmente, se agarram as tradições e se irritam quando não são seguidas.

Enquanto nós, geralmente, pensamos em tradições como algo que é transmitido através das gerações, podemos começar uma nova apenas fazendo a mesma coisa por dois anos consecutivos. Férias ou não, eu e alguns bons amigos, que não nos vemos com freqüência, nos encontramos sempre, em lugares diferentes, no fim do inverno e no fim do verão – no hemisfério onde está a maioria, para contar as novidades. Desde então, fazemos questão de nos ver pelo menos, duas vezes por ano. A tradição assegura que irá manter a nossa amizade.

Nem todas as tradições vêm de história, religião ou família. Algumas são fabricadas por aqueles com algum interesse financeiro ou social aprovados largamente por uma comunidade ou cultura.

As barras de chocolates Kit Kat tornaram-se populares no Japão como uma maneira de alguém desejar sorte em seus exames escolares. Esta tradição foi orquestrada pelo marketing de uma forma orgânica e se baseia na similaridade entre o nome do doce e a frase em japonês Kitto katsu, que significa aproximadamente "Espero que tenha sucesso!" Desde então mães japonesas jamais enviam os filhos para a escola em dia de exames, sem barras Kit Kat.

Isso não é diferente dos “Dia das Mães” ou “Dia dos Pais” óbvia tradição comercial de vendas, (minha própria visão do inferno é ir para o shopping nesses dias). Na verdade, marketing social faz esse tipo de coisa o tempo todo, como o Dia Mundial da AIDS ou do Meio Ambiente.

Como podemos criar novas tradições positivas e que serão aprovadas pelas pessoas que delas se beneficiarão?

  • Conecte-as a uma ocorrência sazonal;
  • Crie algo sobre amigos e família;
  • Introduza a nova tradição as tradições já-existentes;
  • Incorpore outras culturas "as suas próprias tradições”;

Tradições podem ser grandes ou pequenas. Seja inteligente vincule o seu produto, serviço ou campanha a algo que ressoa profundo as pessoas - tradição.

BOA SEMANA!!!

Nenhum comentário: