domingo, 31 de maio de 2009

Desafios, Mudanças e Sucesso...

Em algum lugar no passado, eu decidi aprender a tocar clarineta. Eu sempre amei o som deste instrumento, e pensei que ia me divertir muito. Na minha cabeça deveria começar obtendo prazer e dar tempo ao tempo. 

Desafios, Mudanças e Sucesso...


Eu não sabia o quão difícil seria a produção de notas lindas em uma clarineta, para que não parecessem o som de um ganso ferido.

Sempre fui sortuda, a maioria das coisas na escola vieram para mim com muita facilidade. Mas o aprendizado da clarineta tornou-me mais humilde. Foi um grande desafio, e algo que eu tive que trabalhar muito para desenvolver as técnicas que precisei no dedilhado. Apreciei o processo, mas foi um trabalho árduo. 

Aliás, isso me faz lembrar de uma história, contada, a mim, por uma amiga professora, há muitos anos atrás. Ela foi para uma turma, de formação contínua para professores, em que o instrutor insistiu que, como parte da aula, cada aluno devesse aprender a fazer malabarismos, até ao final do curso. Minha amiga não tinha qualquer experiência malabarismos e sua primeira tentativa foi ridícula. Ela estava frustrada e não queria continuar. Mas percebeu que com muito treino e exemplo de um perito, ficava cada dia melhor. Finalmente, como parte do exame final, teve de demonstrar o que tinha aprendido em malabarismos, o que ela fez (e muito bem). No final da última aula, o professor explicou que a frustração que se sentiu em ter de aprender essa difícil habilidade é semelhante ao que uma criança com dificuldade de aprendizado possa sentir quando solicitada a ler um parágrafo de texto. 

  • O ponto é: os professores devem ter empatia com as crianças que estão pedindo para aprender novas habilidades. 

E sim, tudo isso traz trás laços em marketing. Pense sobre o tipo de coisas que pedimos para o nosso público-alvo fazer. Comer uma dieta saudável, monitoramento de tudo, desde a fibra de gordura e sal, carboidratos e antioxidantes. Experimentar este ou aquele novo jeito de comprar, uma nova maneira de dirigir, uma nova maneira de aprender. Elaborar planos em um trabalho que exige competências e técnicas que não vêm facilmente a toda a gente. E muitos casos, na maioria, marketing deve ser feito várias vezes por dia ou semana, o que é pouco provável de acontecer se alguém não se sente confiante em que eles são capazes de mudar um contexto. 

Para o meu professor de clarineta, que tocou na OSB por mais de 30 anos, tocar Bach aparece como uma coisa natural. Mas para mim, que mal podia arranhar a escala, precisei de muita ajuda para desenvolver minhas habilidades. Quando você desenvolver o seu programa de marketing e descobrir o que você vai pedir para o seu público-alvo fazer, certifique-se de não pedir algo que está além da sua atual capacidade, ou que você o ajudará a desenvolver as técnicas necessárias para ser capaz de realizar o que foi pedido. 

O que vem fácil para você pode ser um grande obstáculo para alguém. 

Agora, de volta ao presente.

BOA SEMANA!!!

7 comentários:

Hudson Alves disse...

Desafios sempre existirão! A diferença básica entre as pessoas é a forma como estes desafios serão enfrentados. Uma pessoa bem preparada vê no desafio uma oportunidade de melhoria em sua vida pessoal ou profissional, já outra, poderá enxergá-lo como um obstáculo para o alcance de seus objetivos.

Ótimo post Lilian.
Beijos e uma ótima semamana.

Lilian Abramovitch disse...

Oi, Hudson! Valeu o comentário! Concordo plenamente e este pode ser o diferencial da vida da pessoa em questão.

Volte sempre!!! Beijos!

Anna Costta62 disse...

Lilian boa tarde,
Adorei seu texto sobre os desafios ele O texto "falou" de algo em que eu vivo, já que sou professora de língua portuguesa(no momento desempregada).
Não sei a quanto tempo o curso de sua amiga aconteceu, mas hoje além da dificuldade de não saber ler, os alunos parecem não ter esperanças e nem perspectivas de um a vida melhor, e com estes desafios é muito mais dificil lecionar.
Mas concordo com você que os desafios aparecem para nos fazer crescer como pessoas.
Beijos mil.

Anônimo disse...

ESTAVA SENTINDO SUA FALTA.BOM RETORNO
abs
Jaime

Sonia disse...

Ah, desafios são ótimos. Que seria de nós sem eles? Experimentar parece ser uma palavra-chave. É verdade, o que é fácil pra um pode ser extremamente difícil pra outro. Nem todos têm as mesmas habilidades. Acredito que se pode desenvolvê-las para satisfação pessoal ou necessidade profissional. Mas nem todos obterão os mesmos resultados. O diferencial está no "jeito de ser" de cada pessoa e que deve ser respeitado.
Por exemplo, meu negócio é letras, tenho pouca habilidade para números. Ótimo post. Há muito pra se falar sobre ele. Parabéns!
bjs
Sonia

Lilian Abramovitch disse...

Oi Anna!

Obrigada pela visita. O mais importante é ver cada indivíduo como uma pessoa, em um mundo único, com experiências e vivências únicas. Não existe a fórmula mágica que serve para todos!!!

Adorei seu blog!

Beijos

Lilian Abramovitch disse...

Oi Tia Sônia!!!

Thanks!!! Sou movida a desafios!!!

Beijos