domingo, 20 de julho de 2008

UAU!!! OS CLIENTES SUMIRAM!!!

Lendo um post sobre o mercado econômico e as clínicas odontológicas, tive grandes flashes de questionamento como: O que a imagem da sua clínica odontológica diz sobre você? A sua clínica é primeira impressão que seus clientes tem sobre você como um dentista. Ela define a sua empresa e tudo aquilo que você representa. Marketeiros, que não pensam como dentistas, e sim como os seus pacientes. O seu website & marketing estão atraindo novos pacientes?

UAU!!! OS CLIENTES SUMIRAM!!!

E aí vem a famosa pergunta: "E o que Marketing...?" Well, TUDO! Em termos simples, nós, marketeiros, ajudamos a tornar realidade o sonho de make money, na profissão, que você tinha quando entrou na escola de odontologia.

São perguntas como estas que me fazem pensar, muito, na falta de sentido que é uma faculdade preparar os seus alunos tecnicamente, ignorando o cliente, ignorando o mercado, ignorando gestão, ignorando o marketing. A fantasia do Maravilhoso Mundo Acadêmico nada tem a ver com a realidade aqui fora. Os alunos vivem presos em gaiolas douradas, lindas aliás, e não aprendem a voar. Na selva que é o mercado são presas fáceis de predadores vorazes.

Em uma clínica, quando o cliente volta, ele quer dizer algo para você. Quando o cliente não volta, ele também quer dizer algo, muito importante, para você. Se ele não volta é porque não está tão bom para ele, assim como você está pensando. Existe algo errado que você não está percebendo devido às limitações de sua visão clínica. Uma coisa é a sua percepção do que é bom ou ruim para você. A outra coisa é a percepção do cliente, do que é bom e ruim para ele.

Se o paciente não está voltando, se os clientes estão sumindo, com certeza não existe uma identidade entre você e o seu consultório com os clientes que você atende. Em todos estes seus anos de estudo você desenvolveu a qualidade técnica dos seus serviços, que possivelmente é muito boa: na sua ótica. Mas você não está conseguindo passar esta percepção para os seus clientes. Qualidade para o cliente não se restringe a aspectos técnicos. Qualidade para o cliente tem a ver com a percepção de qualidade que ele tem dos seus serviços e do seu consultório como um todo. Inclusive de você como pessoa.

O seu problema poderá ser resolvido, isto é, se você começar a ver o negócio do ponto de vista do cliente e não do seu ponto de vista. Atender às necessidades, desejos e expectativas dos clientes de forma lucrativa para você. PENSE! Você está fazendo isto? Você aprendeu a fazer isto? Entenda as necessidades e as expectativas do mercado. Como os clientes não estão conseguindo explicar para você o que eles querem, já que você e eles falam línguas diferentes, eles estão buscando outros locais. A estratégia por trás da tática faz uma grande diferença nos resultados que uma campanha ou plano de marketing irá produzir.

Leia sobre ........ e veja como marketing pode ajudá-lo a chegar aos novos pacientes ou clientes e criar a mais importante de todas as impressões, a primeira!

BOA SEMANA aos meus leitores dentistas e aos NÃO dentistas, também!

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