domingo, 27 de julho de 2008

Desculpe, número errado!!!

Como o recado de um amante apaixonado arrependido pode se parecer com uma campanha de marketing ruim? Vou contar as maneiras.

Desculpe, número errado!!!

Hoje, eu recebi a seguinte mensagem de texto no meu celular:

"este n pode ser o fim. como eu disse foi um erro (a mensagem) desculpe eu ... isso quero vc entender ... eu amo vc evc ama eu muito p fazer isso."

Helloooo, número errado! Eu imagino que o remetente esteja com o coração partido, e que tenta, desesperadamente, ganhar sua amada de volta. Esperando que ela vá mudar de ideia, enviando freneticamente um texto ... e enviando-o para a pessoa errada.

Embora sendo movidos pelo drama humano embutido nesta mensagem, podemos também extrair algumas lições de marketing (ah, tem alguma coisa na vida que não podemos, de alguma maneira, transformar em conteúdo desse blog? Ok, sem exageros!).

Algumas reflexões:
  • Não faça toda a mensagem somente sobre você ou o que você deseja. Mostre as pessoas que você está falando em seu benefício, e fazer o que você está pedindo será melhor para elas. (por exemplo: "Se vc me der outra chance, eu vou tratar vc como uma rainha.")
  • Tenha muito cuidado para garantir que suas mensagens estão atingindo o seu público. Se você falar na floresta e ninguém está lá para ouvi-lo, valeu fazer o som que você fez?
  • Se você envia mensagens que acabam se voltando contra você, poderá não obter outra chance de fazer tudo corretamente. (Estou intensamente curiosa sobre o que teria sido a mensagem inicial - significava uma mensagem enviada para outra pessoa, mas para ela? Algo que ele não percebeu que ela se ofenderia tanto? E de algum modo Eu decidi que ela deve ter sido um enviada por um homem, me diga se você acha que eu estou errada.)
  • As coisas mais importantes do mundo para nós e nossos projetos - crítica, questões de mudança de vida - podem ser totalmente irrelevantes para outras pessoas. Não assuma que o que há de mais importante na sua vida e no topo da sua agenda, significa algo para os outros.
  • Use múltiplos métodos para atingir o seu público, em vez de colocar todos os ovos em uma única cesta. Eu espero que este cara tente chegar a sua amada por telefone ou pessoalmente, também, em vez de confiar somente em uma mensagem de texto para transmitir o seu pedido de perdão.
Esperemos que nosso errante Romeu leia meu blog, ou pelo menos se toque de algumas dessas lições para si próprio. Parece que ele está necessitando se vender rapidamente para uma audiência única ou estará de volta ao mercado.

BOA SEMANA!

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito bacana este post.
É incrível como a forma de se comunicar, às vezes, é mais importante do que a mensagem em si.
Posso estar dizendo "eu te amo", mas se fizer isto de uma maneira pouco clara, estarei dando margem a muitas outras interpretações... muitas delas indesejadas. Sem falar que - e isto é básico - tenho que voltar minhas palavras a quem efetivamente desejo que as ouça. Bem... básico, porém complexo, quando se trata de marketing. Então, podemos dizer que toda atenção é pouco e que não colocar todos os ovos na mesma cesta é questão de sobrevivência!!!
Obrigada, Lilian, pelas palavras inteligentes e parabéns pela facilidade que tem em apresentá-las aos seus leitores.

Lilian Abramovitch disse...

Glorinha, na mosca!
Marketing pode ser tão complexo ou simples como a vida. Tudo é marketing, e é exatamente isto que devemos ter em mente, aplicar conceitos básicos na gestão de seu negócio ou ...da sua existência. E obrigada pelas palavras de incentivo! Beijos.