quarta-feira, 25 de junho de 2008

Eu gosto de você. You Tried HARD!

O tagline da empresa Avis, no mundo todo, "Fazemos mais por você" poderia ser mais do que apenas um slogan publicitário inteligente. Pesquisas da Universidade da Califórnia tem provado que os clientes gostam de premiar as empresas que vão um quilômetro extra-mesmo que não se beneficiem disto pessoalmente.

Eu gosto de você. You Tried HARD!

Na realidade, os clientes estão dispostos a pagar mais por um produto, em uma mesma loja em vez de buscar outra, e, em geral, têm uma impressão mais positiva de uma empresa ou marca, que é vista colocando um esforço maior.

Por quê? "Os consumidores reconhecem que esforço é um comportamento controlável, e como resultado, sentem gratidão para com as empresas que defendem a sua responsabilidade moral de trabalhar duro, mesmo quando eles estão trabalhando para comercializar os seus produtos", afirmam os pesquisadores.

Os clientes podem visualizar um notável esforço da empresa como de caráter geral, ou pessoal.
  • Quando as ações da empresa, tais como a criação de displays para novos produtos, beneficiam o universo dos clientes, são consideradas geral.
  • As ações específicas por parte da empresa para beneficiar um cliente específico (como recompensa) são consideradas como pessoal.

E, no grande esquema dos assuntos gerais, vitórias pessoais. Embora os clientes sejam motivados positivamente em ambos os casos, quando eles vêem atitudes como um esforço pessoal da empresa, eles são gratos, e se sentem em débito.

O Ponto: Vá para o time do quilômetro extra! Mesmo que não faça o seu melhor produto, os consumidores irão apreciar e recompensar o seu esforço.

Um comentário:

Anônimo disse...

Lilian
Muito bom e oportuno esse seu post. Como consumidora, observo sim o esforço pela manutenção da qualidade do produto e também o inverso, sua decadência quando está a deriva.
Interpreto esse comportamento como falta de zêlo e indiferença para comigo. Como reajo? Reclamo, sugiro, peço esforço e seriedade. Ou troco de fabricante, troco de fornecedor. Vou buscar empenho em outro lugar.
O marketing bem feito deve casar com a qualidade do produto, precisa ser verdadeiro, do contrário a empresa perde de vez sua credibilidade: bonito por fora, horrível por dentro.
bjs