quinta-feira, 19 de junho de 2008

Eu ainda não morri...

Contrariando rumores ventilados, ainda não estou morta. Na verdade, estou me sentindo muito melhor. Eu apenas tive uma grande necessidade de respirar, tomar fôlego, descansar a mente de blogar por um tempo, e iniciar novamente. Eu estive descansando, e estou voltando a blogar, agora com mais regularidade. Obrigada a todos vocês que foram verificar para onde eu fui e indagaram por que sumi!

Estou de volta!

Rude, bruto e socialmente inaceitável?

Várias coisas convergiram em minha direção hoje e comecei a pensar como é que - como uma sociedade e como marqueteiros - se define normas para o que é considerado aceitável, em campanhas de marketing.

Há dois aspectos do marketing que é preciso que pensemos, o quê e como:
  • Qual é o conteúdo das imagens e mensagens?
  • Valerá a pena ser deliberadamente provocatória - quer em palavras ou imagens - para obter a nossa atenção da platéia?
  • Como as pessoas fora do público-alvo vão interpretar?
  • Quais poderão ser as consequências negativas - para nossa organização ou para certos segmentos da sociedade - que viriam em ir frente com esta campanha?
  • Como é que vamos receber a mensagem lá fora?
  • O que poderia dar errado com a execução?
  • Existe alguma forma que a promoção poderia ser confundida com algo mais sinistro?
  • A promoção poderia ter o efeito de inconveniencing para outras pessoas por qualquer motivo?
Essas são todas as perguntas que podem não ter uma resposta clara, e diferentes pessoas irão responder-lhes de maneiras diferentes para a mesma campanha. Tenha em mente que nem tudo é sobre você, sua organização e seu produto. Nós operamos no âmbito mais vasto mundo, e nós temos uma responsabilidade maior para a sociedade. Não deveria haver uma diferença entre aquilo que pode ser feito em público o commons e que pode ser feito quando é só entre você e seu público adulto.

Nenhum comentário: