sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Wabi Sabi - uma forma imperfeita de uma vida PERFEITA!

O mundo Wabi SABI celebra viver uma vida autêntica, não importa o quanto ela pode ser imperfeita. Conversando hoje com uma amiga, resgatei a porção arquiteta dentro de mim e me peguei falando e refletindo sobre Wabi Sabi – a arte zen japonesa.

Wabi Sabi - uma forma imperfeita de uma vida PERFEITA!

"Nosso índice de tolerância aos "defeitos de fabricação" do universo anda mesmo muito baixo. E isso nos torna a espécie mais reclamona do universo ... provavelmente a única, mas é que tenho algumas dúvidas se bois e vacas interiormente não reclamam daquelas moscas sempre em volta dos seus rabos..."

"Passamos um bocado de tempo tentando caber nas molduras que inventamos para nós. Isso quando escapamos de tentar vestir à força as expectativas que OUTROS criaram para NÓS. Senão, me digam por que seres humanos razoáveis investiriam tanto tempo, dinheiro e energia para tentar recuperar a imagem que tinham aos 18 anos?" - Adilia Belotti 

Nós, às vêzes, vivemos nossas vidas no passado, revendo os nossos erros e, no futuro, com um planejamento sobre como lidar com o que acontecerá. O momento atual fica  vazio, pois acabamos numa corrida contra-nós mesmos. Tentamos controlar nossa criatividade e mesmo a nossa intuição.

Trazendo para a arquitetura, Wabi-SABI é uma tendência de design e de vida.  O que nós queremos são peças únicas que não só representam nossas individualidades, mas esbanjam seu próprio caráter e espírito. Ao mesmo tempo também mais conscientes do nosso meio ambiente - nós queremos coisas feitas de materiais naturais sustentáveis.. 

MAS, o que acontece se você não quiser desistir das linhas limpas do modernismo e do minimalismo? Wabi-SABI poderia ser a sua resposta. Tal como aconteceu com Minimalismo, Wabi-SABI não é apenas uma decoração estilo - é uma filosofia, uma experiência visual e espiritual, um caminho para a harmonia interior. Eu espero que o conceito não seja tão comercializado como minimalismo foi, mas duvido. Tão logo ele se torne principal córrego, vai perder o seu significado. 

Então, o que faz Wabi-SABI repousar? 
Wabi é modo de vida - SABI significa beleza através de idade. Os conceitos de Wabi-SABI se correlacionam com os princípios do Zen Budismo.

De acordo com Wabi-SABI, a beleza vem de coisas que são impermanente, imperfeitas e incompletas. Design-wise, isto significa materiais que são simples e naturais; texturas que são ásperas e irregulares; formas que são orgânicas e irregulares; cores neutras e que são pouco animadoras. 

O ideal são materiais: madeira, metal, papel, têxteis, pedras, e argila. Você não deve usar materiais sintéticos ou qualquer coisa que pareça novo e artificial. Em vez de polimento e limpeza, deixe o tempo os moldar ainda mais - envelhecimento natural vai levar para fora o caráter de qualquer objeto. 

Um design de interior inspirado no Wabi-SABI não deve apenas ser montado fora com objetos feitos de materiais naturais, ele também deve refletir os equilíbrios encontrados na natureza. Então, simplicidade, sobriedade e escala também são fatores importantes. 

Em uma vida WABI-SABI, você sabe que todas as coisas são impermanentes, imperfeitas e incompletas. Uma vez que você abre a porta da imperfeição, uma força criativa entra em sua vida, tornando tudo possível para tentar soluções diferentes, para explorar plenamente a sua criatividade. 

BOM FIM DE SEMANA!!!!

Um comentário:

Unknown disse...

Interessante esse mundo Wabi SABI, essa coisa de estereótipos e padrões perfeitos fez com que a criatividade e as diferenças se perdessem no tempo...
O gostoso da vida é ser diferente, ter características que se destacam e um caminho que é seu! O que seria da beleza sem o feio, do som se o silêncio, do forte sem o fraco, gordo sem o magro... rssssss.

As diferenças são aliadas, assim como a igualdade uma eterna concorrência...

Abraços a todos, se fugi muito do assunto eu Wabi NÃO SEI (rss)
Eu só Wabi SABI que deste post eu gostei muito!!! :)